quarta-feira, 29 de abril de 2015

Medeia

Imagine um mundo patriarcal, adicione traição, ódio, uma sociedade que julga e exclui e ao final despeje muita vingança. O resultado é Medeia!
Tive o prazer de ser apresentado à Mariana Waechter, um achado da nona arte, que revisita a obra de Eurípedes com uma linguagem bem característica, com traços fortes dialoga com nosso cotidiano e nos coloca para o mesmo período histórico que a protagonista. Transportando Medeia para os nossos tempos e inserindo-a em uma sociedade muçulmana nós ficamos mais próximos dos desafios enfrentados por ela. A forma com a qual a artista conta o tragédia é cheia de metáforas visuais, como por exemplo a representação do nascimento dos filhos dela com Jasão, como ratos. Tudo é muito bem colocado e encaixado por meio da narrativa gráfica, uma vez que não há balões de fala.

 Mas vai um alerta, para que se tenha total entendimento da história é preciso já conhecer a tragédia de Medeia, pois alguns elementos são bem característicos e sem uma leitura prévia não haverá entendimento completo.
Para concluir, essa HQ é uma excelente forma de enxergar não só o mundo antigo (pois vamos conhecer uma obra do séc V A.D), mas também de ver nossa situação atual em relação a mulher e do papel da mulher na nossa sociedade.


Mariana Waechter tem 25 anos e é estudante de artes Visuais, já publicou Medeia (2014) e É Favor manter a calma - São só uns loucos que da casa de loucos Fugiram (2015) pela revista BILL.
Para quem ficou interessado em adquirir a revista é só entrar em contato com ela pelo facebook ou pelo tumblr da artista e pedir que ela manda para sua casa.

Links para contato com a artista:

 http://marianawaechter.tumblr.com/

https://pt-br.facebook.com/mariana.waechter


Nenhum comentário:

Postar um comentário